Concessionária de carros nos Estados Unidos

No entanto, nos Estados Unidos, as vendas diretas de automóveis dos fabricantes são
proibidas em quase todos os estados por leis de franquia que exigem que os carros novos
sejam vendidos apenas por revendedores. Em resposta, a Tesla abriu galerias no centro da
cidade, onde os clientes em potencial podem ver os carros que só podem ser encomendados
online. Essas lojas foram inspiradas nas Apple Stores. O modelo da Tesla foi o primeiro de seu
tipo e deu a eles vantagens únicas como uma nova empresa de automóveis.
Disputa
Vários estudos mostraram que as franquias aumentam os custos dos carros em quase 10%.
Além disso, a emissão de novas licenças de concessionária está sujeita a restrições geográficas;
se já existe uma concessionária de uma empresa em uma área, ninguém mais pode abrir uma.
Isso fez com que as concessionárias se tornassem, em sua essência, hereditárias, com famílias
administrando concessionárias em uma área desde a emissão original de sua licença, sem
medo da concorrência ou qualquer necessidade de provar qualificação ou benefício para o
consumidor (além de provar que atendem aos padrões legais mínimos), como franquias na
maioria das jurisdições, só pode ser retirado por atividade ilegal e nenhum outro motivo.
Isso levou a campanhas de consumidores para estabelecimento ou reforma, que foram
enfrentadas por enormes esforços de lobby por proprietários de franquias. Novas empresas
que tentam entrar no mercado, como a Tesla , foram restringidas por esse modelo e foram
forçadas a sair ou a contornar o modelo de franquia, enfrentando constantes pressões legais. Carro repasse comprar curitiba